• Meu processo de transição capilar •

oooi gente ! tudo bem ? eu espero que sim ! hoje trouxe um post falando sobre a trajetória do meu meu cabelo cacheado ! Ao contrário da maioria das meninas , eu nunca tive meu cabelo alisado. Eu nunca quis e minha mãe e minha vó ( alisadas ) mesmo não sabendo lidar com meu cabelo nunca incentivaram também ( graças a Deus ). Porém esse ” não saber lidar ” era frequente então me apresentaram o relaxamento pra abaixar a raiz e ficar mais fácil de manusear. Mas claro e evidente nunca adiantou , só alisou e estragou boa parte do meu cabelo o que fez com que eu usasse ele sempre preso durante anos e anos o odiando e sem saber o que fazer.

Não fazia nada com o cabelo, só lavava com água todos os dias, com shampoo 3x na semana e tacava creme no meu cabelo de qualquer jeito. Fiz isso durante anos e acabei passando pela transição mesmo sem saber que aquilo era um transição. Para quem não sabe transição é a fase em que estamos com química no cabelo porém a raiz já está crescendo natural, então ficamos com duas texturas diferentes até que a natural seja grande o suficiente para a gente cortar e se livrar da química .

Dai aos 16 fui apresentada pelo cabeleireiro da família a uma química sem formol que abaixava o volume temporariamente e ajudava a modelar os cachos. Fiz o procedimento umas 3 vezes, o processo era repetido a a cada 4 meses, ajudava em relação ao que na época eu chamava de praticidade mas nunca me agradou visualmente. E acabei voltando a química mesmo sem saber bem sobre esse processo, porém realmente essa química não era química transformadora ( são aquelas que modificam a estrutura do fio radicalmente ) então ainda tinha cachos. Comecei a Perceber que eu gostava mais do cabelo quando tinha que refazer, ou seja fazia eu não gostava pelos 2 primeiros meses e nos próximos dois já estava ” na hora ” de refazer. Dai comecei a pensar comigo mesma e vi que eu gostava mesmo do meu cabelo quando estava mais distante do espaço de tempo da química e resolvi abandonar totalmente. Sabia decisão a minha modéstia a parte ! hahahaha 

Foi a melhor época da minha vida, época de descobrimento mesmo. Tanto na aparência , quanto na personalidade , quanto na minha identificação como mulher negra , afro descendente com muito orgulho ! 

PicMonkey Collage

A internet foi minha melhor amiga nesse período eu procurava por cabelos cacheados naturais , penteados em cabelos cacheados , hidratação caseira , nutrição capilar e ai que conheci o cronograma capilar e a importância  da nutrição, reconstrução e hidratação pro cabelo, fui apresentada também a fitagem ( maneira de pentear os cachos ) ,  a umectação e depois aos poucos sozinha fui conhecendo meu cabelo, aplicando tudo que tinha pesquisado e vendo o que funcionava ou não, ou seja, aprendendo sozinha a lidar com ele do jeito que ele era. E vou te dizer que acho muito mais fácil cuidar dele natural do que com qualquer tipo química até porque é o natural do cabelo. Ele nasceu para ser assim. E é muito mais prazeroso e tranquilo  tê-lo natural do que lutar contra sua própria essência, certo ? ( na minha opinião isso tá galera, não sou contra,nem critico quem faz química mas incentivo sim o natural . )

As pessoas tem o direito de mudar, o corpo é seu e você faz dele o que quiser. Mas muitas vezes as pessoas antes mesmo de ter vontade própria são submetidas a processos químicos modificadores justamente por falta de referência familiar, por não saber lidar, por não pesquisar, por pressão da mídia e da sociedade ou seja as vezes as pessoas nem conhecem seu próprio cabelo e já vão alterando ele porque disseram que vai ficar melhor. Pra gente saber se vai ficar melhor ou não a gente tem que conhecer ambos pra comparar , né ? Então antes de partir pro mais “fácil “, pro “mais acessível ” é melhor pesquisar, aplicar o aprendizado , conhecer seu cabelo na real meeesmo e ai sim você pensar em mudar .

Hoje em dia eu amo o meu cabelo, alias , é o que eu mais gosto em mim. Essa transição do cabelo com relaxamento pro cabelo natural não foi só um procedimento estético mas foi um fator que influenciou positivamente a minha personalidade , meu modo de pensar,de agir de me portar e diversas situações. Eu era a menina de cabelo preso,sem graça, tímida , que não se impunha a nada, só concordava ou se calava.  Hoje sou Manuela, mulher, negra e com orgulho de assim ser , extrovertida e pode me chamar pra conversar sobre qualquer coisa que to dentro ! hahahaha

Pras meninas que estão pensando em voltar com os cachos : vai com tudo, te garanto que você vai se descobrir e vai se amar assim. 

Pras meninas já em transição : é difícil porém não impossível ! Lembrem-se que esse é um processo de descobrimento, de construção de identidade, de aceitação e de amor próprio. Vai com força que cada dia que passa você está mais próxima de você mesma ! 

Nós somos lindas do jeito que somos. Se conhecer é fundamental e de suma importância pra definir quem somos como indivíduo. Não seja o que os outros querem que você seja. Seja quem você nasceu para e deseja ser.

Fotos do antes (até 2013, odeio essas fotos, mas é por vocês então ok )

003 (4)       017 (2)    96a35e02-1cb2-48a4-8073-613f4ce77451     DSC_0179

( nessa última foto já estava em transição foi em 2011 )

Fotos depois  ♡

b426260e-82b1-4ccf-a3b6-d57b0c1f9b7422688870-216d-485a-935f-5a6483a0cdf0

48d7ff3f-42e0-47b2-9135-cba153fffe7a2015081309381320150309111631 (1)AgPyJrhre62ee0ONHq HLXVyPWTl3WIB4bgqRLRCrz8C

Então é isso gente ! Espero que tenham gostado ! Se sim, clica em gostei e não esquece de comentar aqui embaixo !

Beijos absurdos,

Manu Sacramento ♡


27 comentários sobre “• Meu processo de transição capilar •

  1. Manu esse seu cabelo é lindo naturalmente! Meu cabelo é ondulado, e nunca cheguei a usar química nele e também quase nunca fiz chapinha nem nada do tipo, sempre deixo ele natural mesmo, mas confesso que ultimamente tenho tido certos probleminhas… não sou de hidratar, só passo o básico mesmo, e ele está muito muito seco :/ o que eu faço? Sei que tenho que hidratar e tudo o mais, e cheguei a comprar aquele óleo de coco, espero que essa semana chegue \0/
    Adorei esse post, e amo o fato de você sempre trazer muita informação ❤
    Beijos :*

    Curtido por 1 pessoa

    1. ooooi naat ! ♡ ahh muito obrigadaaa ! Então existem vários métodos caseiro de hidratação que podem te ajudar muito tipo hidratação de amido de milho, leite de coco, mel e até o próprio óleo de coco para te ajudar nisso vou te passar um canal no youtube bem legal o nome é cabelos de rainha e ela tem um blog também mas os vídeos são mais explicativos https://www.youtube.com/user/dicasplanetapink ela tem cabelo liso e faz também essas hidratações caseiras e ensina passo a passo pras meninas fazerem em casa também, eu mesma faço várias !Mas tenho amigas também que tem preguiça de fazer essas hidratações caseiras então sempre recomendo aquela ampola 3 minutos milagrosos da pantene 1 vez por semana , mascaras de hidratação da Treseme ou da Lola Morte súbita que são muito bons , fique atenta também a quantidade de shampoo que tem usado e a forma que você tem lavado seu cabelo com shampoo, porque ele tem sulfato ( detergente) que resseca o cabelo então procure não lavar o cabelo todos os dias, e focar o shampoo apenas na raiz, e deixar a espuma da raiz escorrer naturalmente pelo resto do cabelo que ajuda muito a não deixar ele tão ressecado !Fico muito feliz que tenha gostaaadddo ♡ vou procurar trazer posts de hidratação para te ajudar nisso ok? Beijos absurdos ♡

      Curtido por 1 pessoa

      1. Manuuu obrigada pelas dicas, amei amei! Vou dar uma olhadinha nesse canal que você me passou sim, e vou testar o óleo de coco para ver se ajuda e tentar deixar a preguiça de lado hehe. E se não funcionar vou tentar essas ampolas de 3 minutinhos. E adorei essa dica de como lavar o cabelo… Mas lavar todos os dias eu não lavo.
        Nossa eu vou amar se você trazer mais posts assim, sério, vai me ajudar muito! ❤️

        Curtido por 1 pessoa

    1. oooi ana ! ahhh muito obrigadaaa ! Mas você sabe como seu cabelo natural é ? Já pensou em voltar com os cachos ? Principalmente por não ter química no cabelo voce podia tentar pra ver como fica, pra ver se você gosta ! Vai por mim, experimenta ! ♡
      Beijos absurdos !

      Curtido por 1 pessoa

  2. Seu cabelo é liiindo! :)))) eu AMO cabelos cacheados, sempre gostei. Desde pequena falava pra minha mãe que eu queria ter cachinhos hahhaa mas nunca tive :{ meu cabelo é liso, meio ondulado as vezes, mas depois que cortei bem curtinho, eu comecei a passar secador sempre que lavo, porque ele não tem peso nem força p ficar p baixo, ai espicha tudo hahhaha mas antes não fazia nada, mal penteava.
    Eu morro por esses cabelos afro, black, todo curtinho pra cima, grandão cacheado, turbante, tudo isso!!!!! Amo :”) hahahahah sou uma nega enrustida!
    Beijinho

    Curtido por 1 pessoa

    1. oooi lê ♡ obrigadaaaa ! ownnn geeente como coloca cachinhos na sua cabeça ?! Vamos dar um jeito nisso ! hahaha Você deve ficar linda de turbante lê ! Eu também adoro, morro de vontade de usar aqueles enormes mas por enquanto só uso os pequenos mesmo, nega enrustidaaa ameeeeeei ♡ ahahahaha beijos absurdos !

      Curtido por 1 pessoa

      1. hahaha vamossss! vou pegar os cachos de alguém e colar aqui D: haha inclusive, vi um produto da “Lola Cosmetics” que é meio curly, aí vem escrito “abaixo a ditadura do liso”, nosssssan, quase comprei hahahha :)))

        Curtido por 1 pessoa

  3. Preta, você ficou muito bem com o cabelo 100% naturail! Parabéns pela história e por compartilhar ela. Definitivamente deixar o cabelo natural nos deixa com a auto estima super elevada, e isso também aconteceu comigo…agt se sente tão linda né!? É uma sensação muito gostosa. E você é linda…muito mesmo.
    Um beijo :*

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ei Manu. Seu cabelo está lindo. Adoro esse tipo de cacho, acho muito bonito!. Por incrível que pareça, eu tenho cabelo cacheado, mas nunca consegui cuidar. Ainda mais porque meu cacho era irregular. Meu cabelo vivia na escova, hoje faço progressiva. Muita gente acredita que meu cabelo é liso de tão natural que fica! Não penso em voltar aos cachos, mas sei que quando tiver filhos, uma menininha, vou ajudar ela a cuidar dos cachinhos (caso ela me puxe né rs). Beijos. http://www.uberfashionblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário